O que é ESG e como a Ecofuel contribui com suas práticas
Você já ouviu falar em ESG? A sigla que representa um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança está tomando à frente do mercado, guiando investimentos e escolhas de […]
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Conheça os principais pontos que tornam a Biomassa a medida sustentável do futuro e o seu papel nas caldeiras e indústrias.
Entre os mais diversos tipos de indústria existe um consenso comum: é preciso gerar energia para que toda a produtividade se mantenha em um nível aceitável e os negócios não parem.
Tendo isso em mente, existem muitas maneiras de produzir energia, mas a mais comum e popular é com o uso das caldeiras, grandes tanques onde se aquece a água armazenada internamente, depois disso, o elemento aquecido funciona como um produtor de energia.
Mas para aquecer essas caldeiras existem dois tipos de materiais inflamáveis para a geração de calor e, consequentemente, energia. São eles os não renováveis, ou seja, são finitos e não se renovam na natureza, como o petróleo e o carvão mineral. O outro são os renováveis, que a natureza consegue produzir mais, não possui data de validade ou limite para acabar, por isso não possui risco de acabar com as reservas naturais do planeta.
Pensando no meio ambiente e em maneiras de conseguir uma produção de energia de maneira sustentável, indústrias do mundo todo nos últimos anos estão em busca de alternativas ecologicamente mais corretas, e nisso a Biomassa vem se destacando no mercado por ser uma fonte renovável, sendo muito mais sustentável que outras medidas que eram adotadas.
Entenda a importância da biomassa para geração de energia em caldeiras. Continue a leitura!
Entre os combustíveis que mais crescem no Brasil, a Biomassa ganha destaque por diversos fatores, como o reaproveitamento de resíduos, baixo custo de aquisição, por ser renovável e sustentável, é fácil de transportar, armazenar e converter, além de ajudar no desenvolvimento social regional.
Com uma diversa variação de produtos, a Biomassa utilizada nas caldeiras pode ser de diversos materiais sustentáveis, como derivados de madeiras, resíduos agroindustriais, cana-de-açúcar, casca de arroz, serragem e muitos outros.
Além disso, as caldeiras têm o objetivo de gerar vapor para diversos fins, com a Biomassa de combustível é possível ser sustentável e valorizar ainda mais o grande diferencial deste equipamento: as altas temperaturas. Indústrias químicas, petroquímicas e diversos outros segmentos industriais utilizam as caldeiras para os seus processos.
Utilizar Biomassa para geração de energia nas caldeiras significa que o Brasil pode criar uma maneira de diversificar a sua matriz energética, sendo uma ótima alternativa para se recorrer, ainda mais no período em que vivemos, onde o Brasil enfrenta a sua pior crise hídrica em 91 anos.
Com um amplo território nacional que facilita a exploração dos recursos naturais para a produção de Biomassa, o Brasil é um dos países que possui maior capacidade de explorar essa forma riquíssima de energia alternativa.
Além de ser uma opção mais viável financeiramente e muito mais sustentável do que outras maneiras de produzir energia, a geração de energia por Biomassa como combustível para as caldeiras pode ser potencializada, tudo isso graças a Ecofuel.
Especialista em tecnologia de combustão, aqui você encontra a Ecoprime-B, formulação de catalisadores para a melhora da eficiência das caldeiras à Biomassa.
Quer conhecer mais sobre a Ecofuel? Acesse o nosso site.
Para ficar por dentro de mais informações sobre a Biomassa e medidas sustentáveis, acesse o nosso blog.